segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O saldo das manifestações populares



                                          O Saldo das manifestações populares

                  O ano de 2013 no Brasil foi marcado por grandes manifestações do povo.Nas principais capitais do pais, houve confrontos de cidadães e policiais. Manifestantes deixaram um rastro de destruição nas cidades, na maioria das vezes, partindo de jovens que demonstraram indignação pelo preço do transporte público e gastos na copa do mundo de 2014. Mais de 250 mil pessoas foram para as ruas protestar em busca de direitos, de uma qualidade de vida melhor.As manifestações ocorreram em 12 capitais e em mais de 15 cidades do interior, a maioria foi pacífica, mas em algumas cidades, principalmente no Rio de Janeiro, houve vandalismo por parte dos protestantes.
                  Com todos esses manifestos, qual o saldo dos protestos um ano depois?Os protestos demonstraram  grande capacidade de mobilização por parte do povo, mas, ao final, não deu em nada.Continuamos enfrentando os mesmos problemas do ano passado. O verdadeiro motivo dos protestos de 2013, foi a inflação e corrupção, pois mesmo assim, os brasileiros continuaram a apoiar o PT, elegendo a mesma presidenta.
                   O grande descumprimento dos políticos parece não ter fim, a presidenta falou em ajuste, mas na verdade nada ocorreu. A fixação do mesmo partido no mandato faz eles terem um grande poder, capaz de comandar o Brasil para os ricos, de tal modo que a desigualdade entre as classes sociais é gigantesca.
                   Entre as principais heranças dessa onda de protesto, podemos citar: A mobilização do povo, o engajamento das pessoas na rede social, e principalmente a profunda revolta dos adolescentes e jovens, dando esperança para um futuro melhor.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário